Compostagem, lixo zero e os ODS
06 de fevereiro de 2024

O Coordenador de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus, o Biólogo e Professor José Bezerra Neto, liderou uma enriquecedora oficina
para alunos dos 4os anos, orientados pelas professoras Luana Andrade e Andreza Porto.  Durante a atividade, os estudantes participaram do processo de compostagem. Nesse momento, os estudantes participaram ativamente, pois cortaram cascas de frutas em pequenos pedaços, acelerando, assim, a decomposição.

A oficina abordou um outro tema essencial – Lixo Zero – visando conscientizar práticas sustentáveis. O professor José Bezerra destacou a relevância da redução de detritos, introduzindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, além do impacto positivo no meio ambiente.

No momento da abordagem do tema sobre a compostagem, foram relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o ODS-12, que se refere ao  Consumo e Produção Sustentáveis. Isso se deu, devido à ênfase na redução de resíduos e ao conceito de Lixo Zero. Adicionalmente, relacionou-se, também, o ODS-15, que envolve a Vida Terrestre, evidenciando a contribuição da compostagem para a saúde do solo e a redução do impacto ambiental. Essa abordagem prática alinha-se ao  compromisso global de promover práticas sustentáveis e conscientização ambiental.