O que é Psicologia Escolar/Educacional (PEE)?

É o profissional que atua, por meio das interações socais, nas próprias interações sociais. Como o processo educacional é fruto da inter relação entre pessoas, o PEE tem como objetivo mediar os processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano aumentando sua qualidade e eficácia.

Entendendo a escola como um microssistema social, o psicólogo escolar compreende os processos psicossociais que acontecem dentro da instituição promovendo uma interação social mais construtiva e saudável no âmbito escolar, facilitando o processo coletivo.

Para isso, faz uso da observação e da escuta ativa do discurso tanto da instituição como das pessoas que a compõem para identificar um problema escolar ( pois a maioria dos problemas escolares é causado por relações, seja ela entre aluno-professor, aluno – pais, aluno-aluno), investigar os focos de intervenção e, junto com a equipe, propor soluções.

Qual a diferença entre Psicologia Clínica e Institucional?

Escolar/Educacional – tem como foco o coletivo que é a comunidade escolar, levando em consideração as relações que se estabelecem, contextualizando e atuando junto aos indivíduos que a compõem, e assumindo, assim, o papel de transformador dentro da instituição.

Clínica – tem como foco o indivíduo ou um pequeno grupo (terapia de casal, grupo ou familiar), atuando junto à sua subjetividade (maneira que interpreta e atribui sentido à suas vivências).

Quais as atividades do psicólogo na escola?

1 Observar a realização de atividades educativas dentro e fora de sala de aula com o intuito de intervir facilitando e incentivando a construção de estratégias de ensino diversificadas.

2 Orientar pais, professores, funcionários e alunos.

3 Mediar as relações interpessoais da instituição como um todo.

4 Elaborar projetos que valorizem o aspecto humano dentro da instituição.

5 Realizar dinâmicas e outros tipos de intervenção (palestras, debates, etc. ) com objetivos diversos

6 Realizar,junto com o coaching de carreira, o processo de escolha profissional, aplicando testes vocacionais, promovendo palestras de orientação profissional para os alunos do ensino médio.

7 Atendimento individual (deve ocupar o menor espaço de tempo possível dentro da instituição)

8 Acolher os novos alunos otimizando seu processo de adaptação à instituição.

9 Participar de reuniões pedagógicas, reuniões de pais e professores, para identificar e investigar algum problema escolar, bem como propor intervenções.

Quais as principais demandas para o psicólogo escolar?

1 Resolução de conflitos;

2 Problemas quanto à aprendizagem;

3 Dificuldades de ajustamento e adaptação;

4 Dificuldade de socialização;

5 Orientação à professores, pais, alunos;

6 Orientação no processo de escolha da profissão.

Quais são os temas trabalhados pela Psicologia Escola/ educacional?

A natureza das temáticas são diversas, fluindo de acordo com as demandas apresentadas pela tanto escola assim como qualquer acontecimento evidenciado em nosso contexto histórico sócio-cultural.

É relevante sempre trazer algumas temáticas diante da necessidade da transversalidade dos conteúdos, bem como a necessidade de que os assuntos respeite sempre o nível cognitivo, emocional, social e moral de cada faixa etária.

1 Autoconhecimento;

2 Autoimagem e autoestima (exposição de redes sociais e suas consequências);

3 Habilidades sociais;

4 Conflito nas relações intra e interpessoais;

5 Violência e suas manifestações (Bullying, discriminações, etc.)

6 Valores Humanos;

7 Ética e Moral (normas e regras)

8 Uso e abuso de drogas (lícitas e ilícitas);

9 Educação para o Trânsito;

10 Sexualidade e suas manifestações;

11 Profissões e Mercado de trabalho.

Quem pode procurar o psicólogo escolar/educacional?

O psicólogo pode ser procurado por gestores, funcionários, professores, alunos, pais, familiares, e outros profissionais que acompanhem os alunos fora da Instituição.

Como ter acesso ao setor de Psicologia?

Solicitando o contato por intermédio da coordenação do aluno ou mesmo através da secretaria da escola, pode-se fazer o contato com o profissional do setor para agendamento.

Os alunos, professores e equipe pedagógica pode procurar diretamente ao setor de Psicologia na escola.

Horários de Funcionamento:
Segunda à sexta, das 07 às 12h

Vale lembrar que a disponibilidade varia de acordo com a demanda e atividades realizadas por este setor.