Alunos da 1ª Série visitam Reserva do Caju
30 de novembro de 2016

Para que nossos alunos consigam aprender com efetividade, é preciso que a proposta de ensino concilie teoria à prática vivencial. Por isso, a equipe pedagógica da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Amadeus desenvolveu um projeto de Educação Ambiental, tendo como objetivo gerar nos alunos o interesse pela busca de soluções sustentáveis, levando-os a rever seus hábitos para construção de um novo estilo de vida.

O projeto buscou conscientizar os adolescentes à importância de conhecerem e respeitarem os Biomas nativos, as novas estratégicas de preservação, as funções dos projetos existentes na APA, estimularem as percepções visuais / táteis e auditivas, e refletirem sobre as questões ambientais, através de diferentes linguagens ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

O campo experimental que a Embrapa mantém em Itaporanga D’Ajuda, no Litoral Sul Sergipano, abriga além de áreas destinadas à pesquisa e manutenção de recursos genéticos de coco e mangaba, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caju. A RPPN é destinada à conservação de caráter permanente, obtendo reconhecimento oficial em 2011 pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). A Reserva constitui um rico e exuberante substrato da diversidade do litoral nordestino, com remanescentes da Mata Atlântica, manguezais, coqueirais, braços de marés e apicuns, sendo de diversas espécies animais e vegetais.

A riqueza dessa Área de Preservação Ambiental é de suma importância para que os alunos reconheçam, na prática, aquilo que é explicado na teoria.

ATIVIDADES:

* Conhecer os bancos ativos de Germoplasmas (conservação de material genético).

* Entender como funcionam os Sistemas Agroflorestais.

* Verificar o funcionamento do minhocário.

* Verificar áreas de recuperação de ecossistemas de Mata Atlântica, manguezal e restinga.

* Assistir a palestras sobre água, solo, vegetação, fauna e homem.

* Realizar trilhas ecológicas com equipe da Embrapa.

* Elaborar um relatório com as observações realizadas.

Os discentes foram acompanhados pelos coordenadores Rosângela Aquino e José Bezerra Neto e pelos professores da área de Ciências da Natureza.