Laboratório de Aquaponia
03.10.2017 11:00
Laboratório de Aquaponia

Em parceria com a EMBRAPA, O Colégio Amadeus  através do seu projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade - PEAS  implantou o Laboratório de Aquaponia, onde desenvolvemos atividades pedagógicas com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino médio.

“Aquaponia” se refere à integração entre a criação de organismos aquáticos, principalmente peixes, e o cultivo de vegetais hidropônicos. Esta técnica, preconiza a reutilização total da água, evitando desperdício e diminuindo drasticamente a liberação de efluente no meio ambiente. A Aquaponia pode diminuir em até 90% o consumo de água necessária para a produção da mesma quantidade de alimento.

Na Aquaponia os peixes se alimentam da ração e produzem excretas que são convertidas por ação bacteriana nos nutrientes que, posteriormente, serão absorvidos pelas plantas. Ao utilizarem esses nutrientes, as plantas, juntamente com as bactérias presentes no sistema de Aquaponia, desempenham papel importante na filtragem da água, garantindo sua condição adequada para o desenvolvimento normal dos peixes de forma sustentável.

A ideia original deste sistema foi apresentada em um documento técnico publicado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) (SOMERVILLE et al.,2014).